sábado, 19 de setembro de 2009

Uma alternatividade alternativa (um oi para todo mundo)

Bom, quero me apresentar, antes de tudo, aos caros leitores ou simples surfistas dessa teia (web).
Meu nome é Tales, sou amigo da Leticia e estarei contribuindo aqui no blog com alguns pensamentos e passatempos. Já devem ter visto que eu tenho um poema dejá postado aí embaixo.
Um pouquinho sobre mim: curso medicina em Curitiba, toco violão e gosto de fazer coisas alternativas. Falando nisso, esse será um bom tópico de início de conversa aqui no blog.
Afinal, o que é (ser) alternativo? Pra começo de conversa quero deixar bem claro que não, emos não são alternativos. Cada um no seu quadrado. Esclarecido isso, vamos ao miolo do pão.
Nunca ouvi dizer, mas já senti (nas entrelinhas) que ser alternativo é botar um Allstar no pé (risos). Se assim fosse, Jesus teria usado Allstar em pleno século zero de nossa História! Pois (pense você) existiu alguém mais alternativo que o próprio JC?
- Com licença!
- Pois não?
- Eu acho que os Strokes são mais alternativos que Jesus...
- Ah, tá! Presumo que também o sejam os The Kooks, Libertines, Fratellis...
.
Ora, ora, ora. Definitivamente guitarras e Allstars não definem o sentido de “ser alternativo”.
- Oh my God! Então quem sou eu? O que será de todas as minhas roupas, lenço xadrez e pose de jovem-inglês-desnutrido-e-anêmico??
- Toma isso aqui.
(enche o copo)
- O que é isso?
- Cicuta.
- Ah... E é bom?
- Bebe =)
.
Amigos, irmãos, broders, chegados, parceiros, compadres, trutas, enfim... Eis a pergunta que não quer calar: O que é ser alternativo?
Para alguns é uma questão de estilo, para outros, de filosofia. Quem tem mais razão? Vamos ao livro dos sábios: o dicionário! No Aurélio eu encontrei:
.
Alternativo. Adj. 4. Que não está ligado aos interesses ou tendências políticas dominantes: imprensa alternativa.
.
Há! Imprensa alternativa = blog. Blog = imprensa alternativa. Sim, a recíproca é válida! Caras amigos, Veja... Istoé uma co-incidência!
.
De volta ao passado, creio eu que, na minha opinião, eu acho que, para mim, ser alternativo é ser você mesmo. Simples assim. E por quê? Bom, porque vivemos uma cultura em que tudo está padronizado e encaixotado e quando buscamos nossos próprios invólucros, automaticamente somos alternativos. Isso pode se traduzir tanto na vestimenta quanto na ideologia. O alternativo é concreto, mas também abstrato. Agrado, assim, a gregos e a troianos, mas não aos emos, aos quais peço desculpas pela brincadeira infame.
.
Fazendo jus ao meu nome, Tales, o primeiro filósofo ocidental, que acreditava que o principio de tudo era a água (não ria se não compreende!), gostaria de produzir uma alegoria. Ser alternativo é seguir aquilo que mais é abundante em nosso corpo: a água. Ser alternativo é amoldar-se, assumir diferentes formas, ver o mundo de outros ângulos e sempre inquieto, sempre escorregadio e vitalício.
.
Au revoir!
.

4 comentários:

Mileto disse...

penso ter dado uma ferroada de inicio. mas foi só pra mostrar que o que é alternativo é indefinido... e não tem marca.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

faaaaaaaascinante. tá tudo tão padronizado, tão junto, tão igual que ser vc mesmo as vezes pode ser considerado uma afronta aos "bons costumes" e de quebra assumir esse título de alternativo. escolher o que vc gosta e quer e não o que o canal do marinho manda já é bater de frente com o que todo mundo acha que é o correto. concordo com o raciocínio, jovem. só tome cuidado. apesar de defender coisas óbvias e corretas que todos deveriam saber, quem é muito à frente de seu tempo sempre acaba caçado. o único Bruno famoso da história, Giordano Bruno, foi morto pela inquisição por dizer que a Terra provavelmente não era o único planeta que poderia abrigar vida. SALVE A IGREJA. a moda da fogueira já foi mas inventaram tribunais, juízes e advogados hehe.. abraço tche!

Letícia Freire de Moraes disse...

Tava pensando em ser a Latícia famosa da história, que alguém vai citar, um dia, num comentário de algum escrito, sabe? ^^ hahaha Marcar a história, sem marca nenhuma.

(: